A região no estado que trabalha com o artesanato de cristal está entre as cidades de Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia e Duaré, que com a descoberta de jazidas do cristal de rocha (quartzo) em 1940, fez manar nessas localidades muitos garimpeiros, fazendo com que ocorresse o desenvolvimento dessas cidades.
No município de Cristalândia, conhecida como cidade dos cristais, foi construída uma beneficiadora com capacidade para até 600 kg de pedras; os maiores compradores dos cristais da região são a Alemanha e Portugal.
O quartzo é um mineral abundante e que pode ser utilizado como areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, abrasivos, lixas, fibras óticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos óticos, de vasilhas químicas e etc. É muito utilizado também na construção civil como areia e na confecção de jóias baratas, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc.
Hoje no Tocantins, o quartzo e o cristal podem ser encontrados em Paranã, Jaú do Tocantins, Araguanã, Xambioá, Dueré, Monte Santo, Ipueiras, Cristalândia, Pium e Araguatins.
http://cultura.to.gov.br
![]() |
http://www.cooperativismo.org.br |
![]() |
t1noticias.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário